Flavour Text da Semana

"Os piromânticos cinzeríneos medem seu sucesso contando os buracos fumegantes de seus inimigos"
Raio Perfurante

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Shadows over Innistrad (SOI): O retorno!

O Símbolo de Avacyn distorcido
Innistrad está voltando, juntamente com seus vampiros, lobisomens e zumbis. O bloco começa com a "Coleção grande" chamada de Shadows Over Innistrad (SOI) e termina com uma "Coleção pequena" de codinome "Fears". Vamos ver como poderá ser essa coleção e o que ela poderá trazer para nós novamente?

Como era antes?

Mas antes, precisamos nos lembrar (e demonstrar para os jogadores que vieram depois do bloco clássico), em que sentido Innistrad foi inovador quando foi lançado, em 2011. Innistrad foi um bloco especial, trazendo habilidades até então nunca vistas no cenário e cartas que são cobiças de muitos jogadores, até hoje. Foi a primeira vez que fomos introduzidos às cartas "double-sided". Cartas que continham anverso e verso, ou seja, era uma criatura de um tipo, do lado da frente da carta e outra, de outro tipo, atrás da carta, por exemplo. Geralmente eram "Humanos lobisomens" na frente e apenas "Lobisomem" atrás. Para as cartas fliparem, deveria acontecer algum trigger específico, como no caso do Delver of Secrets, que diz que em cada manutenção sua, você olha o card do topo do grimório, você pode revelar se quiser e se a carta revelada for uma Instant ou um sorcery, transforme Delver of Secrets em Insectile Aberration, criatura com voar, 3/2 (que por sinal, tem um flavor text muito bom). Entenderam? Ou seja, os triggers das cartas são muito específicos e temos muitos diferentes.

Innistrad foi um bloco que usava bastante o cemitério como estratégia principal, até pela temática de horror que teve. Muitas destruições, muitas cartas que se matavam para que fizesse algo, muito vampiro, muito lobisomem, muito fantasma. Um filme de terror em forma de jogo, basicamente. Teve bastante foco nas cores Azul, Preto e Vermelho. Ficou conhecido também por ter de volta Richard Garfield (só um dos criadores do Magic: The Gathering) à equipe de desenvolvedores e de criação do Magic.

Uma das cartas que saíram nessa época, e que joga MUITO no Modern, é o Planeswalker Liliana of the Veil, uma carta que está caríssima hoje em dia (estando por volta de US$119,99 na Star City Games, uma das maiores lojas de MTG do mundo). Fora o já citado Delver of secrets, que tem muita saída no Pauper UB control.



Como poderá ser agora?

Estava pensando sobre isso, mais cedo, antes de começar a digitar, quando fiquei curioso e fui pesquisar as artes que foram distribuídas para divulgação, até agora. Nada demais até que essa imagem me chamou muito à atenção:

Jace, muito bolado com alguma coisa.

Prestem atenção. Não foi falado aqui, mas no bloco clássico de Innistrad, Garruk ficou enfeitiçado pelo véu da Liliana, ficando muito agressivo e dando muito problema, no lore do bloco (que já já eu trago aqui para vocês). Enfim, será que Liliana vai voltar a botar suas garrinhas de fora e fisgar Jace para o lado negro da força? Ou melhor, falando tecnicamente, será que teremos um planeswalker UB do tipo Jace, causando a discórdia num possível standard Mill? Eu vou nessa aí, já que Innistrad é conhecido por utilizar muito do cemitério, mesmo que seja millando o deck do oponente.

Fora isso, a escolha dos nomes das coleções diz muito sobre o que vai ser do lore e, consequentemente, dos tipos de cartas e estratégias que serão utilizadas. SHADOWS over Innistrad é um nome complicado de se presumir alguma coisa. Principalmente pelo SHADOWS OVER, que em tradução literal diz "Sombras sobre...". Sabemos que Anjos têm asas, mas sabemos que Demônios também têm. Será que vai ser, mais uma vez, uma guerra divina?

Na minha opinião, não. Isso já foi muito explorado da última vez e se a Wizards vier com esse tema novamente, será como nos chamar de bobos, pois já fizeram isso com Zendikar. Seria muita repetição seguida e isso eu tenho certeza que eles não querem.

Há boatos na internet que essas sombras poderiam ser o maior medo de Sorin Markhov se concretizando. A invasão dos Eldrazi a Innistrad através do Emrakul. Isso faz sentido, se pensarmos bem, já que Emrakul é um Eldrazi voador que tinha muitos lacaios voadores também. E acabamos de receber a Colorless Mana, então esse seria mais um motivo para querer difundir o tipo de mana a ser utilizado no Standard. Nada melhor que os Eldrazi para tal feito. Eu, sinceramente, não creio que seja isso. Já teve muito Eldrazi saindo recentemente. Por mim, já chega. Eu acredito que o Emrakul voltará quando ninguém esperar e vai causar tanto impacto que causará destruições devastadoras.

Para mim, essas "Sombras sobre Innistrad" não representam o sentido literal, mas o sentido figurado. Ou seja, seriam problemas que estariam chegando a Innistrad e cabe a Avacyn restaurar a paz local. Não consigo pensar num inimigo que não sejam demônios, mas como eu disse, seria chato se fosse assim. Talvez Liliana e sua loucura por poder, com seu exército morto-vivo também seria um lore muito bom, aliás, Liliana só teve sua história de origem, recentemente. Essa é a hora perfeita para a sua volta. Só saberemos algo de concreto quando houverem spoilers.

Uma coisa que dá para perceber, isso já com o vídeo de promoção do Canal do MTG ofícial no Youtube, é que talvez a Lua possa estar agindo de alguma forma em Innistrad. O símbolo de Avacyn se distorcendo também nos dá algumas dicas. Será que Avacyn vai ser a grande vilã? Isso sim seria interessante! A esperança se transformaria em terror. O povo de Innistrad estaria fadada à extinção, novamente? Vamos esperar para ver. Não deve estar longe de soltarem spoilers.

E vocês? O que acham do próximo bloco a ser lançado? Esperançosos? Tristes por ser Innistrad? Eu acho que Innistrad é um Plano riquíssimo em história e que poderá ser muito bem aproveitado para o jogo em si.

Obrigado pela leitura e espero que tenha gostado!


4 comentários:

  1. Muito provavelmente se tiver outro jace ele ainda sera azul pq ainda não teve Jace com outra cor desde de quando os planis surgiram; e se vcs perceberem o Maro ta fazendo uma pesquisa no twiter sobre os planis e o jace ganha todos os duelos não mudar algo que o povão ja gosta. Outra coisa que venho percebendo é que a Wizards vem colocando um planis de cada cor nos blocos mesmo sendo duplos ou tripos em cor; já tem imagem quase confirmando o Nicolbolas di volta certamente ele sera o planis azul, azul com outra cor é claro.
    Particularmente espero o retorno do Garruk preto e verde (sou fã de verde :) ).
    Concordo com vc sobre as sombras deve algo figurado mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Mas pense bem, um jace azul e preto seria totalmente condizente com o tema, lembrando o que aconteceu com Garruk em Innistrad. Acho que um Jace dual color só tem a contribuir com o lore dele, se bem explorado. Os fã dele iriam gostar mais ainda e chamaria bastante atenção. Não sei. Faz sentido na minha cabeça. Mas a opinião é muito valida! Nicol Bolas de volta? Hahaha agora que o chaos é instaurado. Se ele voltar, Ajanni vai vim no rastro dele. Esperemos...

    ResponderExcluir
  3. Mas pense bem, um jace azul e preto seria totalmente condizente com o tema, lembrando o que aconteceu com Garruk em Innistrad. Acho que um Jace dual color só tem a contribuir com o lore dele, se bem explorado. Os fã dele iriam gostar mais ainda e chamaria bastante atenção. Não sei. Faz sentido na minha cabeça. Mas a opinião é muito valida! Nicol Bolas de volta? Hahaha agora que o chaos é instaurado. Se ele voltar, Ajanni vai vim no rastro dele. Esperemos...

    ResponderExcluir
  4. Trouxe também os decks de Humanos.
    Innistrad também trouxe o lindão Snapcaster Mage, que brilha até hoje por ai!

    ResponderExcluir