Flavour Text da Semana

"Os piromânticos cinzeríneos medem seu sucesso contando os buracos fumegantes de seus inimigos"
Raio Perfurante

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O fim das Fetch lands no Standard.


Com a saída do bloco de Khans of Tarkir na rotação de outono, aqui do hemisfério sul, sairão também as famosas e muito jogadas fetchlands. A rotação será realizada com o advento do bloco de retorno ao plano de Innistrad, Shadows Over Innistrad.

Fetchlands de Khans of Tarkir

Nova rotação dos Blocos e coleções do Magic: The Gathering.



Nova rotação a partir de Khans of Tarkir


Inicialmente, é bom deixar bem claro como funciona a regra de rotação adotada pela Wizards, a partir do bloco de Khans of Tarkir. Como segue no excelente artigo, feito por Mark Rosewater, Metamorfose, no site oficial da Wizards, cada rotação agora consistirá em 3 blocos de duas coleções (diferente do que era antigamente, dois blocos de 3 coleções), não havendo mais coleção Básica. Isso, segundo o artigo, transforma o formato Padrão, ou "Standard" em um formato mais robusto e dinâmico. Aliás, o Magic é um jogo conhecido pela suas mudanças repentinas e listas de ban que deixam muita gente catando cavaco todo ano (não é, Splinter Twins?). Claro, isso é apenas um resumo do que foi resolvido. Para mais informações acessem o link do artigo e leiam na íntegra. Vale muito a pena.

Na data de publicação desse artigo, a rotação consiste nas coleções Khans of Tarkir, Fate Reforged, Dragons of Tarkir, Origins, Battle for Zendikar e Oath of the Gatewatch (no gif sendo representados por Khans of Tarkir, Dewey, Louie, Magic Core set, Blood e Sweat).

Além disso, os blocos consistirão numa coleção grande e uma acessória, complementando a primeira e terminando o lore começado. Isso é bem identificado pelo lore do Bloco de Zendikar.

E agora, sem fetchlands no standard?


Essa foi a pergunta que eu me fiz e que deu vazão à criação deste artigo. Como ficará as deck techs na próxima rotação? Será que farão mais reprints de fetchlands ou teremos que nos contentar com as "fetchland de pobre" (Evolving Wilds)? Quais são as alternativas?

Vou logo dizendo que acho improvável que façam mais reprints de Fetchlands tão cedo. Tornaria elas bem mais baratas e tirariam o valor de mercado da carta. A Wizards presta muita atenção nisso, antes de lançar um bloco grande e refazer a rotação. Creio eu que nos farão utilizar mais e mais as recém lançadas Tangolands e as Manlands, que saíram no BFZ e OGW. Portanto, taí uma boa dica: Guardem suas Tangolands, Manlands e Painlands de Origins. No mínimo, elas vão valorizar, caso optem por não usá-las.

E agora? Será que o deck vai ficar tão enxuto? Sem poder buscar terrenos de forma eficiente, esses decks com três cores que foi tão utilizado no Khans of Tarkir deixarão de ser utilizados? É complicado criar uma afirmativa sem ter um spoiler concreto da próxima coleção e sem saber como serão utilizados os terrenos dual em SOI, mas é quase certo o fim dos decks "tricolor" no standard. O que nos resta é esperar e acreditar.

Mercado Financeiro


Com o preço das cartas em média de R$ 90,00 (com exceção de Urzal Ventoso, que está com o preço um pouco mais abaixo pelo site da Liga Magic) é notável que essas cartas são necessárias para o cenário competitivo, já bem estabelecido no Modern.

Acredito que o preço destas cartas venha a cair um pouco. Tudo por culpa da queda das cartas no Standard. O formato atinge os preços das cartas de uma forma muito forte. Se uma carta deixa de ser procurada num certo formato, ela acaba sendo menos valorizada, logo, o preço diminui. Mas não esperem milagres. A carta continuará com um preço razoavelmente alto, mesmo depois da rotação.

Conclusão

Aprender a jogar sem fetchlands vai ser um desafio grande, pra quem já estava acostumado com seus decks dos clans de Tarkir. Agora é aprender as mecânicas do novo bloco e saber se desenvolver com as cartas com Devoid. Saímos de um bloco multicolorido, rico em cores e brutalidade, para um bloco onde o foco é as cartas sem cores e ocas.

O que você acha sobre o assunto? Não tenha vergonha e comente o que você acha sobre o assunto abordado. Qual sua opinião sobre a queda das fetchlands no standard? Comente aqui embaixo e repasse esse artigo.

4 comentários:

  1. Acho que essa é a única saída para a nova mana Wastes se difundir! caso contrario dificilmente usaríamos essa nova 'cor' em nossos decks.

    ResponderExcluir
  2. As Fetch de Zendikar são expedition. É uma coleção apenas visual. Não valem para o Standard.

    ResponderExcluir